Qual o panorama do cuidado espiritual em Psico-oncologia?

A reflexão começa com uma mensagem de um artista brasileiro – Eduardo Kobra – através de um painel intervencionista ao lado da Igreja do Calvário, no início da pandemia.



Este painel, uma arte intervencionista desenvolvida por Kobra, mereceu a atenção de muitos. Tratou-se de uma homenagem aos mortos pela Covid-19, que passava a mensagem de diversidade e união.


De acordo com a palestrante, a pandemia trouxe uma prioridade, a qual se manifestou no cuidado com a saúde mental. Ou seja, o primeiro cuidado manifestado, foi o cuidado espiritual. Esta conclusão impõe uma pergunta: Porquê?


Para dar resposta a esta questão, Regina Liberato mencionou uma pesquisa online levada a cabo pelo ONCOGUIA, que mostrou o impacto da pandemia na população.


Esta pesquisa revelou dados novos e interessantes. Quando perguntamos aos inquiridos, quais foram os seus cuidados com a saúde mental, as respostas são diversas: 10% relata que não sabe o que fazer, 15% diz que não está a fazer nada e mais de 50% dos que estão a fazer alguma coisa, diz que está a cuidar da sua espiritualidade.


De acordo com estes resultados, foi importante perceber qual o entendimento que as pessoas tinham sobre o conceito de espiritualidade e, mais uma vez, as respostas foram surpreendentes.


25% dos inquiridos diz que a Fé contribui para o seu bem-estar e 22% acredita que tem uma ligação com um ser superior.


Esta pesquisa do ONCOGUIA foi de extrema importância para o entendimento deste conceito, tão evidente e tão presente no momento da pandemia.


Regina aprofunda e continua a palestra levando até aos congressistas um entendimento mais profundo sobre a espiritualidade, criando um momento muito especial neste evento.


Uma intervenção que muito engrandeceu este evento online e em direto, que se encontra agora disponível em diferido, no site do congresso.


Se não teve oportunidade de estar connosco ao vivo e em direto, poderá aceder agora, acompanhar este acontecimento em diferido e obter o seu certificado. Torne-se membro do site (faça o seu registo), faça a assinatura do seu plano e seja muito bem-vindo(a)!






11 visualizações0 comentário