Preocupações reprodutivas em mulheres jovens sobreviventes de cancro.

Em Portugal, os dados de 2020 registam 3.881 novos casos de cancro em mulheres jovens, entre os 20 e os 49 anos de Idade. A taxa de incidência de uma doença oncológica em idade reprodutiva, tem aumentado ao longo dos anos.



Esta realidade levanta enormes desafios porque os tratamentos oncológicos têm um impacto muito grande na fertilidade da mulher, fazendo com que a “janela de oportunidade” para levar a cabo a construção de um projeto familiar, se veja diminuída, conforme menciona Ana Bártolo.


Vivemos numa sociedade onde os projetos de parentalidade são cada vez mais adiados.

Em Portugal, a idade média da mãe aquando do nascimento do seu primeiro filho, é de 30,7 anos de idade. Em 1960 era de 25 anos.


Há nesta relação uma evolução social significativa que impacta o adiamento dos projetos de parentalidade das famílias.


Quando surge um diagnóstico de uma doença oncológica, ele pode coincidir com uma fase onde estão a decorrer esses projetos ou numa fase onde ainda há projetos de constituição de família no casal, por exemplo.


Perante uma realidade destas, muitas questões são levantadas e as preocupações reprodutivas têm um impacto muito alargado em todo o seio familiar.


Ana Bártolo levou até ao 1º Congresso Luso-Brasileiro de Psico-Oncologia, um estudo desenvolvido em equipa com Isabel M. Santos e Sara Moreira, da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Uma palestra que despertou muito o interesse e a participação de todos os congressistas.


Uma intervenção que muito engrandeceu este evento online e em direto, que se encontra agora disponível em diferido, no site do congresso.


Se não teve oportunidade de estar connosco ao vivo e em direto, poderá aceder agora, acompanhar este acontecimento em diferido e obter o seu certificado. Torne-se membro do site (faça o seu registo), faça a assinatura do seu plano e seja muito bem-vindo(a)!



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo