Os aspetos culturais do cancro em Portugal.

Vítor Rodrigues, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), uma Instituição que conta já com 80 anos, começa por dar conta aos participantes do congresso, que a LPCC, tem serviços de psico-oncologia, há 10 anos.


A LPCC tem assumido um papel de complementaridade com as instituições de saúde, assumindo-se como associação de doentes.


A pergunta que assume o topo das prioridades é: O que é o cancro?


Vitor Rodrigues, dá-nos a resposta: “é uma multiplicação anormal de células. Não existe um cancro, existem várias doenças e mesmo dentro de cada localização tumoral nós temos características extremamente difíceis, desde o fator de risco até ao fim.”


“Por outro lado, não existe um tipo de doente oncológico. Nós temos pessoas em diferentes estadios da história natural da doença.” Continua.


Esta realidade faz com que seja difícil falar das necessidades do doente oncológico. As necessidades são imensas, umas mais gerais e outras mais específicas.


Vitor Rodrigues, avançou e aprofundou a temática dando aos presentes aquilo que é a experiência da LPCC, reforçando que um doente oncológico é extremamente difícil de caracterizar e de reduzir a um estereótipo.


Mas, há, no entanto, alguns aspetos primários que o palestrante realçou. “as necessidades de um doente oncológico não são aquelas que nós projetamos ou aquelas que nós conhecemos. Isto é, nós temos de ouvir o que cada pessoa necessita. Não consiste em projetar as nossas convicções, os nossos conceitos, os nossos estereótipos ou os nossos fantasmas”


O que é que a pessoa com cancro quer ou precisa? É esta a pergunta base em todo o processo.


Vitor Rodrigues, avançou e aprofundou a temática levando até aos participantes do congresso a realidade e a experiência da LPCC neste trabalho árduo que é lidar com as necessidades dos doentes oncológicos.


Uma palestra grandiosa pela pertinência do seu conteúdo, aplaudida por todos os participantes deste evento online e em direto, que se encontra agora disponível em diferido, no site do congresso.


Se não teve oportunidade de estar connosco ao vivo e em direto, poderá aceder agora, acompanhar este acontecimento em diferido e obter o seu certificado. Torne-se membro do site (faça o seu registo), faça a assinatura do seu plano e seja muito bem-vindo(a)!




7 visualizações0 comentário