O luto dos profissionais de saúde.

Para se entender o luto é necessário fazer uma viagem pelo entendimento do que é a morte. Este foi o mote de Julia Kovacs, numa palestra imperdível, que começou por apresentar os retratos da morte do século XXI.



Júlia Kovacs trouxe-nos os retratos da morte do século XXI: A morte domada, considerada familiar e conhecida de todos; a morte interdita, oculta e vergonhosa, muito associada ao erro e ao fracasso; a morte RE humanizada que está relacionada com o fim de vida; a morte escancarada que é a morte violenta onde não há antídoto nem proteção.


É a partir deste entendimento que Júlia começa a avaliar as reações do profissional de saúde perante a morte.


Para muitos a morte é vista como erro ou fracasso, mas como 100% de nós vai morrer um dia, ela não é nem erro, nem fracasso, pois a morte faz parte da vida!


Por outro lado, trabalhar com doentes em estado de doença terminal que ameaça a vida, faz com que os profissionais de saúde revejam a sua própria morte.


A acrescentar, temos de considerar que o profissional de saúde também tem de lidar com o seu próprio sentimento de impotência de contornar a morte e, embora não seja esse o seu dever, muitos acreditam que o é.


Tudo isto acarreta estados emocionais ao profissional de saúde – a ferida, o sentimento de inutilidade ou até mesmo, a incompreensão porque, não faz sentido.


Júlia Kovacs falou-nos também da sua experiência a trabalhar com 2 mitos: o mito de Quíron, que retrata o cuidador ferido, sensível à dor dos outros e o mito de Asclépio, que retrata aquele que salva todas as vidas.


Júlia, avançou e aprofundou a sua palestra proporcionando a todos os participantes um entendimento claro sobre a morte e as várias formas de lidar com ela e como este entendimento muito contribui para que os profissionais de saúde possam estar mais protegidos na hora de fazer o seu luto.


Uma intervenção que muito engrandeceu este evento online e em direto, que se encontra agora disponível em diferido, no site do congresso.


Se não teve oportunidade de estar connosco ao vivo e em direto, poderá aceder agora, acompanhar este acontecimento em diferido e obter o seu certificado. Torne-se membro do site (faça o seu registo), faça a assinatura do seu plano e seja muito bem-vindo(a)!






9 visualizações0 comentário