A psico-oncologia no Brasil, o que nos dizem os dados?

O cenário do brasileiro é diferente do português, começando logo na própria atividade. No Brasil 95% dos psico-oncologistas são psicólogos e em Portugal são psiquiatras. Esta é a primeira diferença entre os dois países, que Fabiana Caron nos apresentou na sua palestra “Estado da arte da psico-oncologia no Brasil: da investigação à prática clínica”, durante a sessão plenária que abriu o 1º Congresso Luso-Brasileiro de psico-oncologia.



A maior concentração de profissionais psico-oncologistas, está no estado de S. Paulo.

As assimetrias podem ser verificadas pela própria dimensão de cada um dos países, o número de habitantes da cidade de S. Paulo é equivalente ao número de habitantes de todo o Portugal e esta é uma realidade que interfere muito na organização e prestação de cuidados de saúde.


Os desafios são proporcionais à dimensão do país quando se fala de cuidados de saúde no Brasil. O serviço público e o serviço privado estão bem delimitados e a fronteira é grande.


A organização e distribuição de cuidados de saúde é complexa e estende-se ao universo da oncologia. Os números fazem o retrato desta realidade e complexidade, conforme Fabiana Caron teve oportunidade de apresentar.


Também no universo da psico-oncologia, desde o elevado número de profissionais também foi destacado o trabalho de investigação feito nesta área.


Uma comunidade estudiosa, ativa e integrada no trabalho de investigação, mas com dificuldades de incentivo muito complexas. Portugal é para o Brasil uma fonte de informação muito valiosa em psico-oncologia, conforme manifestou a palestrante.


Fabiana Caron, destaca também o cuidado que o associativismo tem com os seus próprios profissionais. Cuidar do bem-estar do psico-oncologista é uma preocupação ativa, pelos desafios a que estes profissionais estão expostos no seu dia-a-dia.


Conhecer a realidade deste país – Brasil – quando se fala de oncologia em geral e de psico-oncologia em particular, foi mais um dos grandes momentos deste evento.


Uma intervenção que muito engrandeceu a abertura deste evento online e em direto, que se encontra agora disponível em diferido, no site do congresso.



Se não teve oportunidade de estar connosco ao vivo e em direto, poderá aceder agora, acompanhar este acontecimento em diferido e obter o seu certificado. Torne-se membro do site (faça o seu registo), faça a assinatura do seu plano e seja muito bem-vindo(a)!
















7 visualizações0 comentário