A experiência com os cuidados de saúde, necessidades e preferências das pessoas com risco genético.

Foi com base no projeto "Together" que a investigadora Eliana Silva fez a sua apresentação focando-se especificamente no estudo da experiência com os cuidados de saúde, necessidades e preferências das pessoas com risco genético de cancro.



5 a 10% dos casos de cancro estão relacionados com a transmissão hereditária de mutações genéticas. Estas mutações estão associadas a mais de 50 síndromes de cancro hereditário.


Entre as mais prevalentes e as mais estudadas, destaca-se a síndrome hereditária do cancro de mama e ovário e a síndrome de Lynch ou cancro colorretal hereditário.


As fragilidades da literatura são evidentes e foi a partir daí que surgiu a necessidade de desenvolver este estudo, cujo objetivo consiste em descrever as experiências de cuidados de saúde das pessoas com risco genético de cancro e identificar quais são as suas necessidades e preferências psicossociais.


“Pretendemos descrever estas experiências antes das pessoas realizarem o teste genético, quando recebem os resultados e depois no seu processo de adaptação ao longo do tempo.” Afirmou a palestrante.


Participaram neste estudo 13 pessoas adultas de nacionalidade portuguesa com idades compreendidas entre os 22 e os 53 anos, maioritariamente do sexo masculino.


Relativamente à síndrome de cancro hereditário, a maioria apresentou síndrome de cancro gástrico difuso hereditário, seguido de síndrome de Lynch, síndrome de cancro de mama e ovário, Polipose adenomatosa familiar.


Relativamente ao seu plano clínico de gestão do risco, a maioria dos participantes realizou uma cirurgia profilática e os restantes optaram por vigilância médica.


Todos os participantes foram recrutados em consultas de aconselhamento oncogenético num hospital português.


O estudo foi aprovado pela comissão de ética do hospital e todos os participantes preencheram o consentimento informado.


A apresentação dos resultados desta abordagem mereceu a atenção de todos os participantes do congresso. Uma intervenção que muito engrandeceu este evento online e em direto, que se encontra agora disponível em diferido, no site do congresso.


Se não teve oportunidade de estar connosco ao vivo e em direto, poderá aceder agora, acompanhar este acontecimento em diferido e obter o seu certificado. Torne-se membro do site (faça o seu registo), faça a assinatura do seu plano e seja muito bem-vindo(a)!



8 visualizações0 comentário