o congresso

A Academia Portuguesa de Psico-Oncologia e a Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia juntam-se na organização do 1º Congresso Luso-Brasileiro de Psico-Oncologia.

“Novos paradigmas e diferentes desafios” é o tema deste evento que terá lugar nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2021, em formato online.

Atualmente, tanto o Brasil como Portugal possuem uma Oncologia desenvolvida, exercida por profissionais qualificados, formados com programas de treino bem estruturados, que poderão beneficiar de um relacionamento pleno de especificidades e potencialidades.

Paralelamente, o foco no doente e no seu ambiente leva ao cruzamento da Psicologia e da Psiquiatria com a Oncologia, que valoriza de forma crescente a experiência do doente oncológico. 

Os tempos atuais apresentam-se com novos paradigmas e diferentes desafios e a sua escala é cada vez mais global. Portugal e Brasil partilham a língua portuguesa e realidades diferentes.  

A realização deste evento assume todo o sentido. A partilha de conhecimento, saberes e realidades de cada país será uma grande mais-valia no crescimento dos nossos profissionais e, consequentemente, na qualidade de vida dos nossos doentes.

A Psico-Oncologia concentra-se na compreensão da doença oncológica em várias dimensões - física, psicológica, social e comportamental – com especial atenção no impacto que um diagnóstico e respetivos tratamentos oncológicos têm no doente e sobrevivente. Mas não só, podemos também referir o alívio dos sintomas, sejam eles físicos ou psicológicos, bem como a promoção da adesão à terapêutica que trará benefícios tanto para o doente, como para a sua família.

Daremos início ao evento no dia 16, com a realização de 2 workshops cujos temas merecem destaque pela sua atualidade: “Ballint revisitado: nova vitalidade em Psico-Oncologia” e “O processo de transição entre a vida e a morte: um desafio para a atuação em Psico-Oncologia”.

Nos dias 17 e 18, seguem-se as sessões plenárias, o debate e os trabalhos científicos, de onde destacamos, desde logo, “O estado da arte da Psico-Oncologia em Portugal e no Brasil”, bem como “Os aspetos culturais e psicossociais de ambos os países”. Os tempos atuais manifestam inúmeros desafios e com isso “Novas necessidades de quem cuida em tempo de pandemia”, sem deixar de lado a “Espiritualidade e Práticas Integrativas”.

Estes são alguns dos temas que compõem o programa científico que preparamos para si. Estamos certos de que o programa deste evento vai merecer toda a sua atenção!

Assim, a comissão organizadora do I Congresso Luso-Brasileiro de Psico-Oncologia, saúda todos os profissionais de saúde, Médicos, Psicólogos, Enfermeiros, representantes da Indústria Farmacêutica e de Equipamento Médico e todos quantos, de alguma forma, estão ligados a este evento, agradecendo desde já, a Vossa Colaboração.

É nosso objetivo manter com todos os participantes e parceiros um relacionamento baseado na transparência, respeito mútuo e reciprocidade de vantagens. 

Este regulamento apresenta-se como uma ferramenta de grande utilidade e orientação para todos quantos tencionam participar no Congresso, pelo que a sua leitura é indispensável.

Esperamos construir uma plataforma que proporcione excelentes oportunidades educativas, partilha de experiências, contactos científicos mas, acima de tudo, esperamos construir um lugar onde as relações humanas sejam uma prioridade.

Sejam muito bem-vindos!